terça-feira, 22 de março de 2011

Senso Comum: Será que está correcto o que diz?

Por exemplo: 
“Burro velho não aprende ofício”...
Como pode estar certa, se a plasticidade cognitiva embora seja significativamente maior na infância e adolescência, não se perde totalmente com a entrada na idade adulta, nem degenera totalmente com a entrada na 3ª idade?

Outro exemplo:
O processo de ensino do professor, bem como as respectivas atitudes na aprendizagem dos seus alunos são indiferente nos desenvolvimento da Inteligência (maior ou menor), pois esta  já nasce com a pessoa.
Como pode estar certo, se:
  1. Apesar de necessitar duma base fisiológica, em parte determinada pela genética, a Inteligência desenvolve-se em resposta a estímulos, na sua maioria, exteriores ao indivíduo, mas também em resposta ao processo metacognitivo desenvolvido pelo próprio indivíduo, bem como aos estímulos afectivo-motivacionais, proporcionados tanto pelo ambiente, como pela resposta emocional interna do indivíduo a esse mesmo ambiente - ou seja, o desenvolvimento da Inteligência é um processo Interactivo?
  2. Além das relações afectivas professor-aluno influenciarem a auto-estima e motivação dos alunos para as aprendizagens, a própria postura do professor (que acredita – ou não – que pode ter uma contribuição activa, pela forma como ensina, nas aprendizagens dos seus alunos) influencia a eficácia do processo ensino – aprendizagem?

1 comentário:

  1. Olá, Pat.
    Concordo em absoluto com a tua ideia.

    A "plasticidade cognitiva" não se perde totalmente com a entrada na idade adulta, nem degenera... mas irá enriquecendo com as vivências que o adulto efectua ao longo da vida.

    João Pinto
    Blogue: http://jp-psico-desenv.blogspot.com/

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