terça-feira, 22 de março de 2011

Por que razão é importante conhecermos as nossas teorias implícitas sobre o desenvolvimento humano?

"Porque elas modelam o modo como vemos o mundo e como nos relacionamos com os outros. Porque muitas vezes estão assentes numa sabedoria empírica e não científica que contradiz os dados da ciência. Termos consciência das nossas teorias implícitas permite-nos ter uma atitude reflexiva e crítica face às nossas concepções de ser humano. São estas concepções do ser humano que determinam as relações que temos connosco próprios e com os outros.
Como o trabalho em educação, aos mais diversos níveis e com as mais diversas populações, implica sempre o estabelecimento de relações, parece importante que examinemos as nossas teorias e saibamos o que é que, na nossa prática, depende delas." (in Texto 3, UC Psicologia do Desenvolvimento, 2011)

Senso Comum: Será que está correcto o que diz?

Por exemplo: 
“Burro velho não aprende ofício”...
Como pode estar certa, se a plasticidade cognitiva embora seja significativamente maior na infância e adolescência, não se perde totalmente com a entrada na idade adulta, nem degenera totalmente com a entrada na 3ª idade?

Outro exemplo:
O processo de ensino do professor, bem como as respectivas atitudes na aprendizagem dos seus alunos são indiferente nos desenvolvimento da Inteligência (maior ou menor), pois esta  já nasce com a pessoa.
Como pode estar certo, se:
  1. Apesar de necessitar duma base fisiológica, em parte determinada pela genética, a Inteligência desenvolve-se em resposta a estímulos, na sua maioria, exteriores ao indivíduo, mas também em resposta ao processo metacognitivo desenvolvido pelo próprio indivíduo, bem como aos estímulos afectivo-motivacionais, proporcionados tanto pelo ambiente, como pela resposta emocional interna do indivíduo a esse mesmo ambiente - ou seja, o desenvolvimento da Inteligência é um processo Interactivo?
  2. Além das relações afectivas professor-aluno influenciarem a auto-estima e motivação dos alunos para as aprendizagens, a própria postura do professor (que acredita – ou não – que pode ter uma contribuição activa, pela forma como ensina, nas aprendizagens dos seus alunos) influencia a eficácia do processo ensino – aprendizagem?

Benvindos

Ora viva!
Pois parece que este também já está constuído...
Falta só começar a publicar!...
Sejam todos benvindos a este espaço de partilha e crescimento.
Obrigada por me visitarem.
() Pat